Quem Sou Eu ?

Dra Heloisa Oliveira

Atualmente atendo em consultório como médica clínica e otorrinolaringologista com formação em Medicina Antroposófica e também como Aconselhadora Biográfica, desenvolvendo trabalho biográfico individual e em grupos. Sou docente em cursos da ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica) e faço parte da coordenação de cursos da ABMA-RJ, onde comecei minha trajetória na Medicina Antroposófica. Sou coordenadora da Trinus Formação Biográfica do RJ e do grupo de trabalhos biográficos Ciclos da Vida.

Um pouco da minha trajetória profissional

Formada em Medicina pela UERJ/1980, fiz curso de formação em Medicina do Trabalho UERJ e residências em otorrinolaringologia na UERJ e no Instituto de Otorrinolaringologia de MG, tendo atuado por quatro anos na Audioclínica de MG em audiologia, otoneurologia. Em 1993 fundei a Audiclínica do Rio de Janeiro, empresa que por 25 anos atuou no segmento de otorrinolaringologia clínica e ocupacional no Rio de Janeiro, tendo diversas e importantes empresas como clientes e parceiras. A empresa, a partir de 2018, passa a prestar serviços exclusivamente online. Atuei também como perita e assistente técnica de diversas empresas na área de otorrinolaringologia/audiologia ocupacional.

  • Membro da Câmara Técnica de Otorrinolaringologia CREMERJ desde 2010.
  • Mergulhadora, instrutora de mergulho pela CMAS, fiz o Curso de Medicina Hiperbárica no CIAMA-Marinha – RJ, passando a dar aulas de medicina hiperbárica e atendimentos a mergulhadores e escolas de mergulho.

Como conheci a Antroposofia?

Em 1997, fui presenteada com um trabalho biográfico em Artemísia – SP com a Dra. Gudrun Burkhard, Mercedes Gamba e Amparo Del Moral. Esse encontro mudou minha vida. Não apenas passei a me conhecer e a me entender melhor, tracei prioridades, metas e objetivos em minha vida e, além disso, conheci a Medicina Antroposófica.

Percebi então que poderia aprender e oferecer esse diferencial aos meus pacientes. Desse modo, logo a seguir, fiz a Formação em Medicina Antroposófica durante 4 anos, me graduando em 2004. Percebi também a importância daquele biográfico para minha trajetória de vida a partir daquele momento e, em 2011, fiz a Formação Biográfica, com mais quatro anos de curso, me tornando Aconselhadora Biográfica e podendo assim trazer esse trabalho maravilhoso de apropriação de si mesmo e de sua história de vida para as pessoas. Meu envolvimento com antroposofia crescia dia a dia, em 2012 assumi a presidência da ABMA (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica) regional RJ, no intuito de tentar retribuir ao movimento antroposófico parte do que dele recebera. A seguir falarei mais sobre esse caminho escolhido.

A Medicina Antroposófica me possibilitou um novo olhar para os pacientes, uma percepção integrada do ser humano;  e a biografia, permeia a medicina e vice versa, pois a história de vida pode trazer maior consciência sobre quem realmente somos e como o processo de saúde e adoecimento podem se relacionar e estarem inseridos na nossa trajetória. O trabalho biográfico é também um caminho para o autoconhecimento e autodesenvolvimento conscientes, um apropriar-se da própria vida.

Em 2004 concluí a formação em Medicina Antroposófica, atuava na Audioclínica do Rio de Janeiro, no centro do Rio, em consultório de otorrinolaringologia, clínica e Medicina Antroposófica.

Ciclos da Vida

Após o término da formação em Medicina Antroposófica, participei da Formação de Líderes e Consultores da ADIGO em SP (2007) e do Aprofundamento em Consultoria da ADIGO (2009-2011). Iniciei a Formação em Biografia em Florianópolis na Associação Sagres (BCI2)em 2011, e em 2015 eu, Monica Motta e Carlos Vilhena, fundamos o grupo CICLOS DA VIDA  que realiza Trabalhos Biográficos em grupos.

ABMA-RJ (Associação Brasileira de Medicina Antroposófica)

Em 2012 assumi a presidência da ABMA RJ por quatro anos, sendo depois membro da diretoria até 2019 quando fui eleita membro da Diretoria Executiva da ABMA Nacional, sendo ainda integrante da equipe de coordenação de cursos da ABMA RJ. Atuo também como docente dos cursos da ABMA no Brasil.

Nesses últimos anos participei do Clinical Fountation Course – Kolisko Academy – Filderklinik – Alemanha em 2018 e 2019. World Biographic Congress na Suiça (2017), Hungria (2019). Congressos de Medicina Antroposofica em Dornach (2017, 2018, 2019). Teach the Teachers Trainning (TTT) Suiça e Argentina. Atualmente sou membro da comissão de acreditação dos cursos da ABMA pelo Goetheanum.

Trinus Formação Biográfica

Em final de 2017 o impulso de uma formação biográfica aqui no Rio de janeiro começava a pulsar mais forte em meu coração. Em 2018 éramos seis pessoas,  aconselhadores biográficos atuando em diferentes áreas, bastante envolvidos em levar adiante esse impulso genuíno, tendo Mercedes Gamba como supervisora, fundamos então a Trinus Formação Biográfica do Rio de Janeiro que em julho/2019 inicia sua primeira turma com a autorização do ITF (International Trainners Forum).

Vamos Conversar?